Livros: Moda

Postado em Postado em Livros

Não só pra quem quer cursar moda como também pra quem quer fazer curso técnico em alguma das suas áreas, é preciso ter um bom conhecimento da história, tecnologia dos têxteis, modelagem, técnicas de desenho e costura, entender de marketing e administração de negócios, fotografia e muito mais.

Existem bons livros que te dão uma boa preparação, dos mais variados assuntos relacionados à Moda. Por isso, listei aqui alguns dos mais procurados e interessantes livros – servindo também como minha lista pessoal de leitura 🙂

(todos as sinopses tiradas do site da Livraria Saraiva)

4)Dicionário Ilustrado – Moda de A a Z (2011, 216 p.): Com mais de 2 mil verbetes, este dicionário traz definições claras e atualizadas de vestimentas, acessórios, tecidos, técnicas de costura, processos de confecção e termos típicos da indústria, além de detalhes culturais, históricos e curiosidades de cada termo. Formando um panorama abrangente da moda desde a Antiguidade até os tempos atuais, é uma ferramenta útil e de fácil consulta, essencial para todos aqueles que desejam conhecer mais de perto o universo fashion.

2)Coolhunters – Caçadores De Tendências Na Moda (2011, 107p.): O que é e o que não é cool no século XXI? Quem dita as tendências e onde elas nascem? Para encontrar o cool, é necessário saber o que e onde procurar. Daí nasce a figura do coolhunter, que deve ser capaz de encontrar uma boa ideia escondida em uma simplicidade cotidiana e estar sempre atento às informações que mais atingem as pessoas, em qualquer meio, sejam as novas tecnologias de consumo, a internet, o movimento juvenil seja a cultura pop. A partir da experiência da autora, este livro discute como as grandes empresas, que precisam de permanente atualização, requerem os serviços desses “visionários”.

5)Cronologia da Moda – de Maria Antonieta a Alexander Mcqueen (2012, 288p.): Cronologia da moda apresenta um panorama da história da moda desde o final do século XVIII até os dias de hoje. Com mais de mil ilustrações, todo em quatro cores, textos curtos e de fácil consulta e leitura, é um livro de história, referência e inspiração, que traz: figuras de destaque da moda, entre costureiros, designers, grifes e modelos, incluindo perfis de pagina dupla dos principais costureiros e designers, de Beau Brummell, Henry Creed e Charles Worth a Dior, Vivienne Westwood e Alexander McQueen; a influência mútua entre moda e as artes e esportes; uma extensa linha do tempo, ilustrada por fotos de looks, peças do vestuário e amostras de estampas e tecidos; glossário e índice.

1)Desenho de Moda – Técnicas de Ilustração Para Estilistas (2012, 415p.): O Desenho de Moda é a etapa inicial de criação de roupas. Mais que esboço ou especificação técnica de um projeto, é a expressão rápida e efetiva do conceito que seu criador está imaginando para sua coleção. Este livro percorre as etapas Técnicas da representação da figura humana, mostrando o passo a passo de como fazer Desenho de Moda, ao mesmo tempo em que aguça o olhar do ilustrador e o liberta de julgamentos e noções preconcebidos que podem inibir sua imaginação.

)A Cor Na Ilustração de Moda – Col. Básica de Moda (2011, 190p.): A cor é essencial na ilustração de moda. As diferentes técnicas de ilustração, cada com suas características próprias, permitem representar não apenas a cor como sua textura e o modo como a luz se reflete nos diversos tipos de tecidos e materiais…

7)Moda & Sustentabilidade – Design Para Mudança (2012, 192p.): Nenhum produto recebe tanta divulgação e é tão analisado quanto o de moda. Mas a superconsciência sobre estilos, tecidos e cores não inclui o mundo por trás dos cabideiros, a tecnologia por trás do corte, a fibra por trás do tecido, a terra por trás da fibra ou a pessoa na terra. O verdadeiro impacto de nossas escolhas de vestuário quase nunca é considerado ou notado. Este livro revelador traz a reflexão sobre a criação de um modelo de mudança que oriente as atividades na indústria da moda.

9)The Black Book Of Fa$hion – Como Ganhar Dinheiro Com Moda (2011): Conhecedor dos meandros e armadilhas do setor da moda, Jorge Faccioni apresenta uma nova forma de ver este negócio através do livro “The Black Book os Fa$hion: como ganhar dinheiro com moda”. O autor mostra que, para sobreviver nesta indústria que gera bilhões de dólares em negócios a cada ano, é preciso mais do que talento. Moda e lucro combinam, mas para que isto aconteça cada profissional de moda deve conhecer um pouco de gestão empresarial.

6)46 Livros de Moda que você não pode deixar de ler (168p.): 46 autores. 46 livros. 46 paixões. A Memória Visual convidou 46 profissionais do mundo da moda para que escrevessem um depoimento sobre o livro de moda que traçou a sua carreira, mudou seu rumo, abalou seus alicerces. Livros de moda que foram esquecidos pelo tempo. Livros novos recém-publicados, livros em outras línguas. Nasceu para ser uma obra de referência para todos aqueles interessados em moda. Quer ser um ponto de partida para os estudantes, uma dica especial dos professores, um guia para os profissionais e colecionadores de livros sobre o tema.

3)Moda Em 360º – Design, Matéria-prima e Produção Para o Mercado Global (2012, 284p.): Quem ou o que determina as tendências da moda? Existem eventos internacionais, destinados aos fabricantes, que antecipam o que estará in ou out na próxima estação. Mas quais são as referências em que designers e estilistas se baseiam para criar as roupas e os acessórios que virarão objeto de desejo do consumidor? E qual o caminho percorrido por cada produto, desde o esboço até as passarelas e lojas? Este é mais do que um livro sobre conceitos do mundo fashion. É sobre criar, em todos os seus aspectos: as fontes de inspiração, os tipos de desenho, o uso estratégico das cores; sobre como produzir, conhecendo os melhores tecidos, couros, metais e pedras; sobre como vender, no Brasil e no exterior.

10)Nas Sombras de um Sonho – História e Linguagens da Fotografia de Moda (2008, 224p.): O instante possível que perdura na imagem de uma fotografia se estranha nas tramas da moda. “Nas sombras de um sonho – história e linguagens da fotografia de moda”, traz os fotógrafos, os modelos e as tipologias estilísticas mais importantes para o desenvolvimento da fotografia de moda, abrangendo um período que vai do final do século XIX ao início do século XXL, segundo a perspectiva de que a “moda vive dentro da fotografia”.

Pretendo ler alguns desses livros a partir desse ano, parecem ser muito bons. Até o próximo post, beijos!

19 comentários em “Livros: Moda

  1. it’s really interesting to read this post, i read it completely now i interested to know more about it so hope you may add more information in your next post. i will enjoy that too.

  2. thanks for posting your articles so often, every day i access your website and check for updates. so i am always informed.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *