Filme “Possessão” e a história real

Postado em Postado em Entretenimento

Outro dia li um artigo na revista Mundo Estranho sobre uma caixa que guardava um dêmonio, um dibbuk. Contava a historia real de um homem que comprou uma caixa com inscrições em hebreu de uma mulher sem saber o mal que ela carregava. Fiquei curiosa com e descobri que ela inspirou o filme “Possessão”, que estreou nos cinemas faz algumas semanas.

Como a matéria só tem na revista e não no site, vou transcrever aqui para vocês conhecerem a história real:

“Em 2001, o marceneiro Kevin Mannis comprou uma caixa com inscrições em hebreu na venda do espólio de Havela, uma sobrevivente do holocausto. Sua neta contou que ela dizia que a caixa continha um dibbuk, demônio da mitologia hebraica. 

Mannis deixou o baú no porão de sua oficina – onde lâmpadas explodiram sem explicação. Vozes disseram palavrões e um cheiro de xixi de gato surgiu do nada. Ele deu a caixa à sua mãe, que sofreu um derrame cinco minutos depois. O rapaz começou a ter pesadelos em que era perseguido por uma mulher horrorosa. 

Desesperado, em 2003, ele vendeu o objeto no Ebay a um estudante, que também teve sonhos ruins e começou a perder o cabelo e ter manchas na visão periférica. O estudante a vendeu em 2004 para Jason Haxton, diretor de um museu. No primeiro dia com a caixa, ele sentiu dor de estômago – e sonhou com a mulher horrorosa.

A família de Haxton começou a reclamar que a casa estava sempre fria, mesmo com o aquecedor ligado. Ele e seu filho viam sombras vagando pelos cômodos. Doente, tomado por brotoejas e com dificuldade de engolir, Haxton localizou Mannis e, juntos, tentaram identificar a origem da peça amaldiçoada.

Encontraram uma prima de Havela, que revelou que, nos anos 40, Havela invocara um demônio para combater os nazistas. Sem poder controla-lo, aprisionou-o na caixa. 

A saúde de Haxton só melhorou quando ele fez um ritual wiccano de exorcismo em outubro de 2004 e guardou o baú numa arca de acácia folheada de ouro.”                                                                                                        

   – Revista Mundo Estranho

Na matéria tem até o link do anúncio de venda da caixa no Ebay. Lá o primeiro comprador conta detalhadamente a história aterrorizante pela qual passou. Vale a pena ler, é impressionante pensar que foi real.

Trailer do filme “Possessão”:

Sinopse: Clyde e Stephanie Brenek veem pouco motivo para preocupação quando sua filha mais nova Emily se torna estranhamente obsessiva por uma caixa de madeira antiga que comprou em um brechó. Mas conforme o comportamento dela fica ainda mais estranho, eles começam a temer a presença de uma força maligna. Trata-se de um dibbuk, um espírito que habita na caixa e que pode devorar a alma de quem a possui.

Assisti o filme e gostei pouco, sendo que sua história tivesse alguns pontos diferentes e lembrasse muito o filme (clássico!) “O Exorcista”. Do mesmo jeito que não tem enrolação, acabou sendo previsível. Queria ter ido assistir no cinema, teria dado mais emoção. Falando a verdade, acho que me interessei mais pela história real do que pelo filme.

Para quem quer assistir online, clique aqui.

Despertei a curiosidade de vocês? Queria que tivessem mais filmes baseados em boas histórias reais como esse, sendo mais provável de acreditar. Concordam comigo?

8 comentários em “Filme “Possessão” e a história real

  1. acabei de ver esse filme em dvd gostei muito do elenco, do enredo , apesar dele ser bem parecido com o exorcista como descrito acima…
    vale a pena se puderem assistir, assistam !!!

  2. Português:
    Wicca é uma religião seguida por um cara que tem um livro “livro das sombras”, e os wiccanos (bruxos) acreditam nessa crença pelo cara. wiccanos não acreditam em satã ou lúcifer. Mas acreditam na magia, que é existida por um homem… “a maioria, como eu, acredita-se que o poder sobrenatural vem de Deus ou Satã.”
    A verdade é que wiccanos são bruxos, o que prevalece é a “macumba” (termo usado muito em outra lingua). Usado de forma relacionada pelo Satã.
    Pergunto: “como os wiccanos acreditam em um cara que tem um livro chamado “livro das sombras” e não acreditam em Satã? Acaso seria o livro das sombras seria de deus?

  3. Nossa amei esse post! Vic queria te perguntar qual o brechó aqui em cmps q vc trocou a Mochila? E outros lugares legais e baratos de se comprar aqui, se possivel faz um post? 🙁 Vc me inspira mt, bjs

  4. Interessante a matéria. Por falar em filmes baseados em histórias reais, conhece a história por trás de V de Vingança?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *