Os filmes animados do Studio Ghibli

Postado em Postado em Entretenimento

Existem filmes e desenhos que marcam a nossa infância e quando a gente assiste de novo traz várias lembranças boas. É o caso dos filmes do Studio Ghibli, que na verdade são animações super detalhadas e com histórias incríveis.

O Studio Ghibli é o maior estúdio de filmes em animação no Japão, tendo como diretores Hayao Miyazaki e Isao Takahaka. Criado em 1985, começou fazendo grande sucesso com o primeiro filme animado, o Nausicaä do Vale do Vento. Logo ele ganhou destaque pelos desenhos, enredos e qualidade perfeita nos filmes que depois foram lançados. Recebeu também muitas críticas, mas isso só fez com que continuasse crescendo. O Serviço de Entregas da Kiki foi filme o mais visto em 1989 no Japão e aproximadamente 2,64 milhões de pessoas assistiram nos cinemas! Até hoje continua ganhando prêmios não só pelas novas, mas pelas antigas criações como Meu Vizinho Totoro (que tem em DVD no Brasil e é o preferido de muita gente).  Fonte: Studio Ghibli Brasil

Se vocês quiserem conhecer melhor a história do estúdio, junto com os diretores e curiosidades, confiram no site oficial. Podem ver também sobre todos os filmes e notícias recentes.

Vocês já devem ter assistido A Viagem de Chihiro, O Castelo Animado (que estreou nos cinemas nacionais em 2006) ou Meu Vizinho Totoro sem saber que os autores são um dos mais consagrados do Japão. A maioria dos filmes não foram lançados no Brasil, por causa das críticas, mas acho isso um erro porque são filmes que valem muito a pena assistir!  Por isso fiz a lista dos que mais gosto para vocês conhecerem:

Laputa: O Castelo no Céu (pronuncia Rapiuta), 1986

Sinopse: Um menino chamado Pazu encontra uma menina chamada Sheeta, vinda do céu. Logo, ele descobre que, na verdade, ela fugia de piratas e agentes. Mas Sheeta mostra a Pazu uma pedra mágica capaz de fazê-los voar até um misterioso castelo no céu.

Meu Vizinho Totoro, 1988

Sinopse: Uma meninas chamada Mei  encontra uma pequena passagem no quintal da sua nova casa, que a leva à um lendário espírito da floresta conhecido como Totoro. Sua mãe está no hospital, e seu pai divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar de sua mulher doente. Quando Mei tenta visitar a mãe por conta própria, se perde na floresta, e só o grande e fofo Totoro pode ajudar a menina a achar o caminho de volta para casa.

O Serviço de Entregas de Kiki, 1989

Sinopse: Kiki é uma bruxinha que acaba de fazer 13 anos e, segundo costumes da família, deve sair de casa e mudar para uma cidade grande. Para isso, ela precisa descobrir qual o seu dom e por isso acaba trabalhando em uma padaria fazendo entregas.

Sussurros do Coração, 1995

Sinopse: Shizuku é uma adolescente de temperamento forte e que ama ler. Num certo dia percebe algo esquisito nas fichas de empréstimo da biblioteca: um garoto chamado Amasawa Seiji vem lendo exatamente os mesmos livros que ela. Logo, sua curiosidade a coloca numa busca onde surgem personagens e lugares inusitados de sua imaginação, principalmente quando começa a escrever um livro.

Princesa Mononoke, 1997

Sinopse: Um príncipe chamado Ashitaka de uma pequena vila é infectado por um deus possuído com um mal que lhe causará a morte senão achar a cura. Para encontrá-la, ele decide viajar para longe e acaba entrando numa batalha entre os deuses animais da floresta, liderados por uma garota chamada Mononoke que vive com lobos e por habitantes de uma vila de mineiros, que estão aos poucos acabando com a floresta.

A Viagem de Chihiro, 2001

Sinopse: Chihiro é uma garota de 10 anos mimada que está se mudando de cidade com seus pais. No meio do caminho seu pai se perde e vai parar enfrente a um túnel sem fim que é guardado por uma estranha estátua. Curiosos, os pais de Chihiro decidem entrar no túnel. Apesar de estar com medo ela acaba seguindo junto com eles. Encontram uma cidade que parece abandonada, sem nenhum habitante. Famintos, os pais de Chihiro decidem comer a comida que está disponível em uma das casas, enquanto ela vai explorar um pouco a cidade. Entretanto, logo ela encontra com Haku, um garoto que lhe diz para ir embora da cidade o mais rápido possível. Ao reencontrar seus pais, Chihiro fica surpresa ao ver que eles se transformaram em gigantescos porcos, enquanto que misteriosos seres começam a surgir do nada. É o início da jornada de Chihiro em um mundo fantasma, povoado por seres fantásticos, no qual humanos não são bem-vindos.

O Castelo Animado, 2004

Sinopse: Sophie é uma jovem de 18 anos que trabalha na chapelaria de seu pai. Em uma de suas raras idas à cidade ela conhece Howl, um mago bastante sedutor mas de caráter duvidoso. Ao confundir a relação existente entre eles, uma feiticeira lança sobre Sophie uma maldição que faz com que ela tenha 90 anos. Desesperada, ela foge e termina por encontrar o Castelo Animado de Howl. Escondendo sua identidade, ela consegue ser contratada para realizar serviços domésticos no local, se envolvendo com os demais moradores do castelo.

Para quem gosta de animes tenho certeza de que vai curtir esses filmes. Por causa dos títulos parecem que são infantis, mas nem todos são. Acho que por causa da tradução ficou parecendo, mas alguns são mais voltados para os jovens e adultos por retratarem a vida real de um adolescente japonês. Vocês já conheciam algum deles? Alguém aí já era fã do Studio Ghibli? Comentem! Beijos.

10 comentários em “Os filmes animados do Studio Ghibli

  1. Descobri os filmes animados do Studio Ghibli sem querer. Pois estava baixando desenhos da Disney p minha filha e vi o Castelo Animado, mas como se fosse dos estúdios Disney.
    Eu colocava p minha filha assistir, mas eu nunca tinha parado p ver, mas um dia assisti e desde então me apaixonei pelos filmes e quero ver todos.

  2. desses aí só não tenho o serviço de entregas da kiki e sessurros do coração,o resto eu tenho todos em dvd.maravilhosos!

  3. Gente, ontem mesmo alguém no facebook postou uma teoria sobre o “Meu Vizinho Totoro” e eu queria ver mais do mesmo, mas não conhecia nenhum :/ esse post veio a hora certa <3 haha
    Parabéns pelo blog lindo btw

  4. Nossa serio esse post apareceu na hora certa. Eu tava pensando sobre A Viagem de Chihiro esses dias pra trás , porque assiste na minha infância , mais não lembrava o nome , e eu lembrava só passagem dele, como os pais da Chihiro virando porcos e alguns outros. E então eu conheci seu blog , e esse post me serviu como uma luva kkk. Acabei se (re)assistir A Viagem de Chihiro, e serio da uma saudade da minha infância. Amo esse filme.Mas eu nao conhecia os outros filmes. Acho que ja tinha ouvido falar de alguns. E também não conhecia o Studio Ghibli. Mas todos filmes parecem ser 10. E esse studio de animacao tmb. Ah e ótimo blog

    1. Com certeza você vai gostar dos outros filmes também. É muito bom rever esses filmes que trazem lembrança né?
      Obrigada, espero que volte sempre!

  5. áh como eu amo os filmes do studio ghibli o meu favorito é ”A Viagem de Chihiro” já assisti mais de 10 vezes kk Sou viciada em animes entõ sou meio suspeita a opinar kk sempre amo todos ..Enfim Parabéns pelo post seu blog é Mara te desejo td de bom Bjs

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *