DIY: mini prateleira com ganchos

Postado em Postado em Decoração, DIY

Durante a semana é difícil meu quarto ficar bem arrumado por causa da pressa, principalmente em relação às roupas. Acabo pendurando e jogando elas em cima das mesas, da cama, das cadeiras e assim a bagunça vai se acumulando. Pensando em uma solução para esse problema resolvi que queria um pendurador de roupas, então fui pesquisar os preços e opções.

Levei um susto com alguns preços dos penduradores que mais gostei e como não queria gastar demais resolvi usar a criatividade e chamar meu pai, que adora me ajudar com essas coisas, para criar meu próprio pendurador. Juntamos os materiais e planejamos como seria feito. Resolvi também que queria que fosse uma pequena prateleira para colocar enfeites miúdos e outras coisas fofas.

Então, como a mini prateleira com ganchos saiu bem em conta e não foi tão difícil de ser feita fotografei o passo a passo para mostrar para vocês. Esse DIY acabou saindo de surpresa e praticamente foi meu pai quem montou tudo enquanto eu tirava as fotos. Só aviso que é preciso ter uma noção de como usar as ferramentas que vou citar, principalmente a furadeira. Mas fora isso não tem muita dificuldade!

Então, vamos começar com os materiais:

– 1 ripa (pedaço de madeira comprido e achatado) do tamanho que preferir;

– 2 suportes em forma de “L”;

– 4 ganhos;

– 4 parafusos pequenos (para madeira);

– 4 parafusos médios (para parede);

– 4 buchas (do tamanho dos parafusos médios);

– 1 broca para concreto (do tamanho das buchas);

– martelo;

– chave de fenda;

– furadeira;

– trena ou fita métrica;

– lápis.

Que cabeça a minha! Tinha esquecido de colocar a trena e o lápis na mesa para fazer a foto de cima, mas eles são fundamentais! Como vocês podem ver pela lista foram usadas várias ferramentas que nem todo mundo tem, por isso é importante pedir a alguém que sabe utilizá-las para não se machucar ok? As medidas dos parafusos podem variar dependendo dos suportes em “L”, por isso nem mencionei.

Então agora vejam os passos:

Meçam o comprimento da madeira e vejam onde querem parafusar os suportes em “L”, de preferência mais perto dos cantos. É importante que fiquem alinhados com a mesa, que depois vai ser a parede.

Marquem os furos na madeira e usem os parafusos pequenos para pregar os suportes. Se não conseguirem parafusar de primeira batam um prego com o martelo nas marcas para facilitar.

Agora dividam o comprimento da madeira em 3 partes, já que vão ser parafusados 4 ganchos. Se vocês preferirem mais ou menos ganhos a medida vai variar. Para distribuir melhor o peso parafusei os ganchos mais fortes na direção dos suportes e os menores no meio da madeira.

Depois de parafusar os ganchos a prateleira já está pronta. Se preferirem e se não conseguirem rosquear só com as mãos usem um alicate.

Marquem na parede os furos dos suportes. É MUITO importante que a prateleira fique nivelada e que a distância do chão até ela não seja pequena (se não as roupas vão ficar tocando no chão). A minha está a 1,60m.

Agora é o passo que mais complica: usar a furadeira. Eu sei usar, mas os furos sempre ficam tortos e enormes porque me assusto com o barulho e a força que ela faz! Por isso pedi para o meu pai, que tem prática e sabe até onde a broca deve perfurar a parede. Nem pensem em usar uma furadeira pela primeira vez achando que vai fazer um trabalho preciso, garanto que não vai ficar legal.

Coloquem as buchas nos furos, sem deixar que elas entrem demais na parede.

Por último é só apertar os parafusos, vendo se estão bem firmes. E pronto!

Para vocês verem como vou decorar e ter algumas inspirações do que pendurar fiz algumas combinações:

Como os suportes são bem fortes dá para pendurar bolsas pesadas e casacos grossos de inverno. Fica legal com acessórios como colares, óculos, cachecóis e outros. Na prateleira os objetos pequenos e detalhados dão um toque delicado. Os ganchos e suportes também podiam ser brancos, assim ficariam mais discretos.

Como do lado dela já tem uma prateleira grande achei que ficaria estranho se essa fosse maior. E até ficou mais fofa pequena mesmo. Mas a ideia é a mesma independente do tamanho da madeira, no caso de vocês preferirem fazer uma maior.

Se ficaram curiosos para saber quanto foi gasto com os materiais sem as ferramentas acho que foi mais ou menos uns R$15, já que a madeira pode ser reaproveitada de um móvel antigo ou encontrada nas sobras de uma marcenaria. Gostaram da ideia? Espero que sim, beijos!

4 comentários em “DIY: mini prateleira com ganchos

  1. Lindinho!Vic,quando vi seu D.I.Y lembrei de uns puxadores do Ebay que eu vi em um blog.São lindos,imitando cristal e por um preço super justo,principalmente se comparado aos preços e variedades daqui do Brasil,dá uma olhada:

    http://www.ebay.com/itm/400542207423?var=670122524281&ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649

    Se quiser ver a foto real dele,esse é o link do post no blog da Kah:

    http://eaibeleza.com/off/como-decorar-um-quarto-pequeno-branco/

    Achei tão lindos para decorar e pensei que talvez você fosse gostar também de ver!Ah,amei o quadrinho que você desenhou,você desenha bem!

  2. Adorei!!! Meu quarto também é muito bagunçado e tem roupa pra tudo quanto é lado. Vou pedir ajuda e ver se faço, acho que vai ser uma mão na roda! To encantada hahahah <3 Beijos

    Doce de Menta

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *