DIY: bolas de papel de seda

Postado em Postado em DIY

Hoje é o primeiro dia do ano de 2014! Espero que todos tenham aproveitado bem as festas de ontem com a família, amigos e quem ama. Nem acredito que 2013 já se foi e estou torcendo para que tudo de negativo tenha ficado com ele e tudo de positivo venha em 2014. Essa semana percebi que muita gente está aproveitando para renovar, se livrar do velho e descansar muuuuuito. Por isso é perfeita para começar a planejar algo novo.

E para começar com a mão-na-massa, estou postando um tutorial passo-a-passo ensinando a fazer um objeto de decoração super barato e fácil: a bola de papel de seda. Desde que vocês viram pela primeira vez no meu quarto (ele está diferente agora, acho que vou precisar postar as novidades) eu queria fazer o tutorial, mas senti que esse era o momento certo, então espero que vocês gostem!

1) MATERIAIS

– 10 folhas de papel de seda;

– barbante;

– tesoura.

E só. Como vocês podem ver praticamente não se gasta quase nada com os materiais. As 10 folhas de papel de seda deram R$2, mas vocês podem comprar mais folhas se quiserem que a bola fique mais fofa. Menos que 10 vai ficar muito espaço entre cada uma, por isso essa é a quantidade mínima.

Não precisa ser um rolo de barbante, só um pedaço de mais ou menos 30cm já vai dar.

2) PASSO-A-PASSO

Para fazer uma bola de tamanho médio, peguem 5 folhas e dobrem no meio.

Cortem as folhas onde ficou a marca do meio. Vocês vão ter agora 10 folhas.

Coloquem as folhas na mesma posição da foto acima.

Com certeza todo mundo já fez um leque de papel quando era criança! E é isso que vão fazer, dobrar o papel em tiras da largura que preferir. De preferência façam finas que a bola vai ficar mais amassada e com um efeito mais legal. Dobrem de um lado, vira do outro e dobrem de novo.

Depois de dobrar tudo vai ficar assim.

Fechem o leque e marquem o meio dobrando de um lado e do outro.

Cortem um pedaço do barbante, mais ou menos 10cm está bom.

Amarrem o barbante no meio do leque, fazendo um laço.

O segredo para que as bolas fiquem parecendo flores é cortar as pontas do leque. Podem ser arredondadas como eu fiz ou pontudas. Vocês escolhem.

Depois de cortar as pontas é hora de começar a puxar folha por folha. Sugiro que façam só de um lado primeiro para poder segurar firme o outro.

E com a metade feita tem que ficar como na foto parecendo uma flor. Agora é só fazer a outra metade, prestando atenção na distância entre cada folha.

E pronto! Na foto eu mostrei como ficam as bolas de outras cores de papel de seda. A azul fica super delicada e a preta com certeza vai dar um móbile bem legal. E os tamanhos podem variar, vai depender do tamanho das folhas. Vocês podem fazem com cores misturadas ou com papéis de seda estampados também.

3) DICAS

Tomem muuuuito cuidado na hora de puxar folha por folha, elas rasgam muito fácil. Tem que ter paciência e vontade de fazer se não vai ficar tudo rasgado! Também sugiro que cortem 5 folhas por vez porque elas escorregam demais e a gente acaba cortando tudo errado se for 10 de uma vez. Prestem atenção se as folhas são retangulares e não quadradas, se não as bolas vão ficar com um buraco no meio (como as pretas da última foto). Quanto maior o tamanho do papel, mais folhas vocês vão precisar usar.

4) SUGESTÕES DE ONDE COLOCAR

Ficam bem legais penduradas do teto do quarto parecendo luminárias pendentes à primeira impressão. Para isso vocês podem usar fio de nylon transparente que não aparecem fácil. No meu quarto eu tinha 3 brancas penduradas e todo mundo ficava curioso perguntando do que eram feitas. Vocês podem fazer essas bolas para decorar festas! Podem ficar coladas no teto, na parede ou mesmo na mesa. É uma boa ideia para gastar – bem – pouco e decorar de um jeito criativo e fofo.

Então, o que acharam das bolas? Qualquer dúvida, sugestão ou outra coisa é só comentar! Beijos e ótimo começo de ano para todos!

12 comentários em “DIY: bolas de papel de seda

  1. Adorei a idéia!!
    Só fiquei com uma dúvida.. como faço pra prender as bolas de papel no teto com fio de nylon? uma fita durex larga será que é suficiente?
    Obrigada 🙂

  2. Nossa, achei lindo demais! Além de ser um objeto fofo, é bem moderno. Aliás, achei as fotos do post super lindas, parabéns!

    1. Oi Isabella, adorei o post que você fez! Concordo com tudo que disse e acho que as pessoas realmente tem que buscar o simples e real para inspirar outras. Se não a ideia do “look do dia” foge um pouco. Também admiro o que é simples, mas com personalidade. E existem tantos blogs e pessoas legais para conhecer (como os que você citou no post). Enfim, adorei 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *