Dica de fotografia: regulando ISO para tirar fotos noturnas

Square

Primeiro quero dizer que essa semana tive uns problemas técnicos com meu computador e por isso não consegui preparar muitos posts. Também quero agradecer pela participação de vocês e dar boas vindas aos novos visitantes – futuros leitores fiéis do blog, espero! É sempre muito bom ver que o blog está conquistando novos fãs que estão gostando do conteúdo e dão opinião para melhorar ainda mais.

Senti muita falta de posts com dicas de fotografia por aqui. Tenho recebido muitos pedidos sobre edição, câmera e suas configurações… e decidi falar sobre como tirar fotos melhores em ambientes com pouca luz. E para isso é preciso entender da regulagem de ISO da sua câmera.

Mas calma, se vocês ainda não sabem o que é e para que serve o ISO vou explicar de um jeito resumido e fácil. ISO (International Standards Organization) é o que determina a sensibilidade do sensor da câmera na hora de captar a luz. Resumindo, é o que capta luz. Se ajustado serve para registrar melhor uma cena escura como céu noturno, fogos de artifício, ambientes fechados e do tipo. Quanto menor o ISO menos sensível e quanto maior mais sensível.

Agora que já sabem, primeiro vou dar uns exemplos de fotos tiradas por mim com ISOs diferentes. Todas estão sem edição para mostrar o natural. Depois vem o Vantagens e Desvantagens e por fim as dicas.

COMPARANDO- ISO 100, 800 e 6400

 Já na primeira comparação perceberam a diferença de luz, ruído, nitidez e suavidade?

No caso de fazer fotos macros é preciso prestar atenção no fundo. Geralmente nos ambientes escuros o fundo vai ser também escuro e por isso o ISO máximo deixa a  foto cheia de ruído e pouca nitidez. Olhando a foto com ISO 100 nem parece que foi tirada com pouca luz né?

O ISO mais alto capta mais luz e na foto a gente percebe pelas luzes do meu pisca-pisca em desfoque.

Nessas fotos a diferença é enorme! Para tirar a foto com ISO 100 foram umas 5 tentativas, isso porque tinham carros se movendo na avenida e eu não queria que ficassem que nem borrões.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

ISO mínimo: Pelos exemplos pode parecer que em todos os aspectos as fotos com ISO 100 são melhores. Porém tem algumas desvantagens, como o tremor e tempo do obturador tirar a foto. Como ISO mínimo capta menos luz ele demora MUITO mais. Se você quer tirar foto de objetos em movimento, esqueça. Se um único detalhe se mexer a foto sai tremida e borrada, além do foco ficar errado. Para tirar uma foto do céu noturno, apertei o botão e demorou mais ou menos 1 minuto para registrar (e as nuvens já tinham se mexido). Mas isso varia de cena e máquina.

ISO máximo: As fotos ficam horríveis com o ruído, mas a vantagem é que se você quer registrar uma cena em movimento ou o mais rápido possível o ISO máximo é perfeito. Claro que na hora de editar você não vai gostar nada do resultado. As câmeras geralmente usam ISO máximo no automático quando o ambiente está escuro.

ISO médio: Depois de ler as vantagens e desvantagens do ISO mínimo e máximo, acho que o melhor é o médio. Isso não vale para todos os lugares e situações, mas se quer tirar uma foto de algo em movimento e sem muito ruído é a melhor opção. Por isso dei o exemplo do ISO 800.

DICAS

– Para tirar fotos com ISO mínimo sem tremor e borrão usem sempre tripé ou apoiem a câmera em um lugar firme.

– Façam testes de fotos  com diferentes ISOs para ver qual fica melhor na ocasião.

– Se estão com pressa e precisam tirar rápido uma foto procurem regular para ISO médio (ou entre o médio e máximo).

É isso. Tentei falar do necessário sem fazer um post enorme. Tudo o que indico é baseado nas minhas experiências e no que pesquiso para entender melhor do assunto. Não sou nenhuma expert, mas tento sempre aprender e aprimorar! Espero que este post tenha sido bem útil e ajudado quem estava com dúvida sobre ISO, mas se ainda estiverem é só comentar! Beijos.

Comment

9 Replies to “Dica de fotografia: regulando ISO para tirar fotos noturnas”

  1. Vou pegar um evento (desfile de moda) é em lugar fechado, qual seria o ISO, velocidades e abertura adequadas pra esse tipo de ocasião?

    1. Depende da iluminação e se você vai fotografar coisas em movimento. Como é um desfile, sugiro ISO 800 e se achar que as fotos ficaram com muito ruído, vai diminuindo o ISO. Testar cada um é a melhor ideia!

          1. O meu medo é tirar a luz ambiente no evento. Vou inverter a luz do flash, seria uma ideia plausível?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *