Comportamento Pessoal

Humildade

Gostaria que vocês soubessem que venho de uma família simples. Simples do tipo que valoriza o amor mais do que o dinheiro, que busca primeiro dar o melhor de si e depois pedir algo em troca, do tipo que trabalha duro pelo que sonha, que não reclama se não tem tudo do bom e melhor. Aprendi desde bem pequena a dividir com meus irmãos quase tudo que ganhava, às vezes isso era chato, mas com o tempo percebi que generosidade é algo muito precioso. Aprendi a dar valor a cada coisa pequena ou comum do dia a dia, como ter comida em casa, ter uma família unida, ter água para beber, ter uma casa para morar e ter a liberdade para fazer o que quero. Nunca vou conseguir agradecer e recompensar 100% de tudo o que meus pais fizeram e ensinaram para mim. Sinto que estou em dívida com eles pelo resto da minha vida, mas isso não me incomoda, pelo contrário, me faz querer conquistar grandes coisas para compartilhar com eles.

Acho engraçado que dizem que a gente só escolhe amigos que nos identificamos e que de alguma forma são bem parecidos tanto na personalidade como na forma de viver. Acho que é verdade. Se eu parar para pensar meus melhores amigos são como eu e é muito difícil ter uma discussão onde não concordamos com alguma coisa. Compartilhamos momentos difíceis e de grandes decisões desde o Ensino Médio, como dificuldade financeira, decepções amorosas, dias tediosos na escola, cansaço, primeiro emprego, início da faculdade e curso, além de muitos outros. Mas também houveram encontros e saídas inesquecíveis que vou guardar na minha memória para sempre. De certa forma acho que a gente atrai quem nos completa e nos apoia, não importa a situação. Sem eles não sei o que seria da minha vida.

Acredito que uma das coisas mais importantes da vida é a humildade. Sei que às vezes algumas pessoas não parecem ter, que nem parecem conhecer essa palavra. Mas a gente se engana fácil pela aparência e gestos. Nem sempre alguém que se veste super bem, que tem um carrão, que mora em uma cobertura, que é podre de rico – e você sabe disso – é enjoado, ganancioso, fútil e desonesto. Pode ser que seja a pessoa mais humilde que já conheceu e exatamente por isso está em uma ótima situação. O contrário também acontece. Alguém que mora na periferia, que não se veste tão bem, que sofre com dificuldade financeira, que pega 6 ônibus por dia, que tem 3 empregos e come em restaurantes populares pode ser a pessoa mais exibida, orgulhosa e fútil. Então a gente se engana o tempo todo. Por isso nem vale mais julgar pelo que uma pessoa aparenta ser. No curso os professores repetem a ideia de que nós alunos precisamos abrir a cabeça e não “engessar” conclusões precipitadas sobre alguém ou algo. E tem toda a razão, porque muitas vezes as pessoas provam ser o contrário do que imaginamos.

Cada um tem o seu jeito de viver que acredita ser o certo. Vejo que uns preferem colocar os filhos em escolas particulares porque acreditam que só assim terão uma boa educação e preparação para a vida. Outros preferem escolas públicas por falta de opção ou por acreditarem que só assim seus filhos saberão como realmente é a vida e se prepararão para enfrentar momentos difíceis. Não existe a opção certa, tudo vai depender desses filhos. Estudei a vida inteira em escolas públicas, algumas que pessoas julgavam serem as piores da cidade, mas nem por isso não tive uma boa educação, não conheci pessoas incríveis e não me preparei para vestibulares, entrevistas de empregos ou qualquer outra situação. O ensino pode ter sido fraco, mas sempre busquei algo a mais fora da escola. Sinceramente, acho que foi a melhor escolha que meus pais fizeram por mim e eu não mudaria se eu tivesse que escolher.

Se eu não soubesse o significado de humildade não sei quem eu seria. Tudo o que conquistei até hoje foi com ela como base. Não teria feito tantas amizades verdadeiras, não teria escolhido começar a trabalhar com 15 anos para poder ajudar nas despesas e contas em casa, não teria aberto minha loja com todo dinheiro que juntei do antigo emprego, não agradeceria todos os dias pela família que tenho, não conversaria com pessoas que nem conheço no ônibus ou na rua, não respeitaria pessoas mais velhas e muito mais experientes em alguns assuntos, não valorizaria cada centavo. Para mim humildade só é percebida nos pequenos momentos, quase insignificantes. Mas são neles que vejo o valor da vida.

Related Posts

12 Comentários

  • Reply
    Victória Costa
    22/12/2014 at 13:39

    Lindo seu texto, é exatamente assim que eu penso. Humildade é realmente algo precioso, acho que todo mundo deveria ter.
    De repente cresci

  • Reply
    Layni
    22/12/2014 at 12:54

    Acho que não daria para expressar o que seu texto me passou,fazem 2 dias que li e até agora não encontrei palavras que desse para colocar aqui e falar tudo que senti e aprendi com ele.
    Eu quero criar um blog em 2015,já tenho tudo bem planejadinho,mais pensava como falar com as leitoras,sabe?Eu quero ser o mais eu possível e isso envolve humildade,porque minha vida não é perfeita e meu quarto não tem cara de tumblr (ainda).Eu sou do tipo de pessoa que não se importa de passar hora no centro do Recife,com toda aquela muvuca fazendo achadinhos,eu converso com quem me parecer simpático e sou “boba” ao ponto de abrir um sorriso para quem me parecer disposto a me dar um de volta.Eu gosto de ajudar,ajudar mesmo e evito comentar até com minha família quando dou algum tipo de ajuda ou até mesmo uns trocados as pessoas de rua.A Bíblia nos ensina isso,a guardar segredo para que Deus que está no céu nos recompense,mais eu faço sem esperar nenhuma recompensa (apesar de saber que terei) porque é algo de que eu preciso para viver,para sentir que a vida faz sentido,sabe?É como ajudar animais,eu sei que preciso,eu não consigo não fazer isso.Eu queria ter amigos assim,em que eu pudesse confiar como você,alguém de fora.Os ensinamentos que seu pais te passaram foram os melhores que você recebeu.Diferente de você eu nunca estudei em escola pública,mais a condição não faz a cabeça,eu sou grata pela educação que tive e por tudo que minha mãe fez por mim e pela minha irmã,por todo o sacrifício dela.Eu tento sempre ser o melhor de mim.Te admiro Vic,você é guerreira,de verdade,você me inspira a correr atrás :) Eu vou parar senão isso vira uma carta e eu choro,haha Eu sou bobinha!

    • Reply
      Victoria Emi
      22/12/2014 at 13:23

      Que lindo! Obrigada de verdade! Eu fico muito feliz quando leio um – super – comentário como o seu e vejo muita sinceridade. Deu pra perceber que você é uma pessoa muito boa e forte também, mesmo sendo sensível. Acredite, eu sei como é se sentir assim. Desejo muito sucesso e que dê tudo certo! Seja você mesma que vai conquistar o que quer!

  • Reply
    Bela Hanajima
    21/12/2014 at 23:48

    Ótimo texto, muito bom mesmo! A humildade é uma das maiores virtudes do ser humano, é uma pena muitos “crescerem” na vida e esqueceram dela. :/

    • Reply
      Victoria Emi
      22/12/2014 at 11:43

      Obrigada! É uma pena mesmo, mas acho que bem lá no fundo ainda existe e só é ignorada.

  • Reply
    Amanda
    21/12/2014 at 00:22

    Que lindo, vi amei o seu texto, você tem toda razão, humildade é tudo..

  • Reply
    Stefany Silva
    20/12/2014 at 17:18

    Poxa o seu texto disse tudo exatamente tudo , eu vivo cercada de tanta gente que reclama da vida e nunca faz nada pra mudar , não são humildes e querem tudo facil , é bom que ainda existe muitas pessoas no mundo que tem esse mesmo pensamento que o seu , mente aberta e que não é futil e nem nada . Foi bom vc decidir começar a trabalhar aos 15 começou basicamente nova a ter responsabilidades sabe . Eu amei de verdade tudo isso que vc escreveu , pq é oq eu tento passar para essas pessoas .

    • Reply
      Victoria Emi
      20/12/2014 at 19:47

      Obrigada pelo apoio! É realmente bom tentar passar isso para as pessoas, mesmo algumas não gostando. Fiquei feliz que você gostou!

  • Reply
    Bruna
    20/12/2014 at 17:10

    Que bacana esse seu relato. A humildade é uma grande virtude e nos permite reconhecer a nossa pequenez frente o mundo!

  • Deixe um comentário