5 coisas que toda casa de uma família deveria ter

Postado em Postado em Decoração

Enquanto a família inteira mora junta a casa geralmente costuma ser uma bagunça. Não uma bagunça de sujeira, mas uma bagunça de estilos diferentes de decoração e distribuição dos cômodos. Sala que vira escritório, passadeira do corredor que vira canto de beleza, balcão da cozinha que vira mesa de estudos e por aí vai. Mas a graça da casa de uma família é exatamente essa. A gente consegue perceber as diferentes personalidades e rotinas de quem mora ali. Não sei vocês, mas quando visito uma casa de um casal que não tem filhos ou de alguém que mora sozinho não sinto a mesma energia aconchegante e sensação de “estou em casa” que sinto morando com a minha família.

Eu tenho vontade de morar sozinha, mas sinto que ainda não tenho condições de me mudar. Até quando isso vir a acontecer vou continuar morando com todo mundo e eu gosto dessa ideia. Acontece que cada um tem uma rotina e gosto diferente. E isso acaba afetando a casa. Mas eu percebo que existem algumas necessidades que todos temos em comum. Então pensei em 5 coisas que a casa deveria ter que seria útil e interessante tanto para mim como para os meus irmãos e pais. E resolvi compartilhar nesse post!

1) Sala aconchegante e alegre

Victoria8Victoria7

A sala é o ambiente mais importante da casa, porque é o primeiro que damos de cara quando abrimos a porta de entrada. Por isso é legal estar bem decorada e alegre para receber as visitas e animar quem mora. Acho fundamental que tenha um ar aconchegante e acolhedor para toda a família se sentir bem. Imagina uma sala toda neutra e com objetos muito sérios! Seria bem triste né? Então tem que usar a criatividade e ver o que todo mundo gosta, principalmente em relação às cores (porque elas afetam no nosso humor). No caso de ser uma casa alugada ou ninguém quiser pintar as paredes é legal investir nos objetos e móveis coloridos. Só alguns detalhes já dão o toque de alegria no ambiente.

2) Espaço para encontros com amigos e reuniões familiares

Victoria9 Victoria10

Hoje eu e os meus irmãos gostamos de receber os amigos em casa e por isso achamos legal ter um espaço para isso. Aqui em casa o principal é a sala que é bem grande, mas se eu pudesse mexer em outros lugares eu montaria um cantinho de bar ou decoraria uma parte do quintal do fundo (que é mais privado). Eu adorei as inspirações, e vocês? Viram como nem é preciso ser um lugar muito grande? Às vezes um cantinho pequeno bem bonitinho é a solução perfeita.

3) Cozinha prática e convidativa

Victoria11 Victoria12

A cozinha nem sempre precisa ser fechada e no fundo da casa. Minha vó falou que antigamente os quartos ficavam na frente e a cozinha no fundo (como é na casa dela). Hoje é praticamente o contrário. Mas eu acho muito legal ter uma cozinha aberta do lado da sala com balcão e banquinhos para conversar com as pessoas. Aqui em casa não é assim, mas já morei em uma que era e eu adorei! Parece que tudo ficava mais espaçoso e animado.

4) Desktop decorado para todos

Victoria13 Victoria14

O computador aqui de casa é compartilhado, ou seja, todo mundo usa. Ele fica em um canto da sala de jantar e por isso nem tem como eu decorar a escrivaninha com a minha cara. Pensando nisso busquei inspirações de desktops que são decorados, mas que não servem só para uma pessoa. Gostaram? Eu já estou imaginando algumas mudanças aqui! Achei legal investir nos tons neutros e não encher de coisas para manter tudo organizado.

5) Pequenas ideias de organização

Victoria16Victoria15

Casa que tem várias pessoas é sempre difícil de manter arrumada todos os dias. Cada um tem uma rotina e horários diferentes de compromissos, por isso acaba ficando uma bagunça aqui e outra ali. Final de semana aqui em casa costumamos organizar as coisas, mas sempre tem umas que mesmo no lugar não parecem arrumadas. Eu percebi que às vezes é por causa que não combinam com o ambiente ou não estão expostas de um jeito bonito. Então acabo escondendo ou colocando em um canto que não fica visível. Isso acontece muito com utensílios da lavanderia, cozinha e banheiro. Coloquei várias ideias no post para inspirar vocês.

Muitas vezes eu tenho várias ideias para deixar a casa mais legal, mas os outros acabam não concordando e tudo fica como está. Se fosse minha casa faria muitas mudanças, mas como não é só minha tenho que respeitar. Espero que vocês tenham gostado do post! Beijos.

2 comentários em “5 coisas que toda casa de uma família deveria ter

  1. Você tem toda razão, Victoria. A casa da família é bem diferente da casa do casal sozinho. Aqui em casa somos em seis, fora os amigos e agregados que estão SEMPRE por aqui. Você pode imaginar como cada canto espelha um pouco de cada um de nós!
    Adoro a casa assim, com a carinha de quem mora. Gostei muito das suas dicas. Estou precisando dar uma repaginada especialmente na sala, e vou aproveitar suas dicas. Gostei, especialmente, do cantinho desktop, aquele com a parede pintada com tinta de lousa. Achei o máximo.
    Coincidentemente, também escrevi um post sobre casa há um tempinho atrás, mas com uma pegada diferente da sua. Dá uma olhadinha lá no meu blog, chama-se A Casa Alheia. Vou adorar ler o seu comentário.
    Um beijo.

    1. Fico feliz que tenha gostado do post e que vai colocar algumas dicas em prática!
      Procurei o seu blog, mas não encontrei. O link é esse do comentário?
      De qualquer jeito obrigada por deixar sua opinião! 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *