Decoração

Decoração escandinava

Um estilo que tem ganhado bastante atenção na decoração de interiores é o escandinavo. Ele reflete simplicidade, conforto e funcionalidade que formam uma combinação essencial para manter um ambiente aconchegante e atemporal. Próprio dos países do norte da Europa como Noruega, Finlândia, Suécia e Dinamarca, surgiu no início do século XX e foi inspirado pelas aquarelas de Carl Larsson, importante pintor sueco que retratava a casa onde vivia.

Ele está ganhando mais força aqui no Brasil mesmo sendo bem diferente do que muitos estão acostumados. O minimalismo em objetos, cores e informações pode dar a impressão de uma casa sem a personalidade do morador, mas não é bem assim. A proposta é manter o ambiente organizado e visualmente harmônico.

Separei algumas dicas e truques para incorporar esse estilo de decoração na sua casa sem deixar de lado o toque pessoal.

                                              

Uma das principais características do estilo escandinavo é a forte presença do branco e cores claras. Isso se baseia no fato de que em várias cidades nórdicas o sol aparece bem fraco durante meses e por isso é importante aproveitar ao máximo a luz que entra pelas janelas.

Deixar as paredes, pisos e móveis claros é uma forma de otimizar a iluminação. Em muitas inspirações dá para notar que as janelas não tem cortinas para deixar mais luz entrar.

Outra característica escandinava são os móveis e objetos funcionais. Cada um se encontra no lugar certo tornando assim o ambiente organizado e bem aproveitado. Nada de colocar coisas só por estética e beleza. Deve pensar na utilidade e se não vai deixar o ambiente carregado.

Logo que olhamos um ambiente com decoração escandinava percebemos a forte presença de texturas e elementos naturais. Nos países de origem as casas tinham elementos comuns da região como a madeira, pelúcias ou peles, linho, algodão, lã e muitas plantas. Todos eles dão um toque de aconchego e vida ao ambiente.

As formas e linhas são sempre simples e suaves. Miudezas e utensílios geralmente ficam guardados para não poluir o ambiente com muitas informações. Há também um contraste entre o que é moderno e rústico, novo e velho. Isso faz com que a decoração se torne atemporal. É possível notar alguns elementos industriais também.

Desde que reformei o meu quarto estou completamente apaixonada por esse estilo. Com certeza minha casa terá uma decoração escandinava com forte presença do preto e branco, elementos naturais e móveis com design bem limpo. Não vejo a hora de me inspirar, e vocês? Espero que tenham gostado das dicas! Beijos.

Related Posts

5 Comentários

  • Reply
    Eu Sem Qualidades
    29/03/2016 at 00:07

    Esse estilo simplesmente definiu o que eu quero pra vida! Vo reformar tbm meu quarto com esse estilo, e com certeza a minha futura casa tbm ?

  • Reply
    Erika Ruggio
    28/03/2016 at 20:30

    Tô numa onda de redecorar meu quarto, inspirada no estilo nórdico, já tem quase um ano. Fui trocando os móveis na medida que deu e hj ele tá quase do jeito que eu quero! Falta ainda os detalhes… As suas dicas foram os toques finais que eu tava precisando! Obrigada! Amei! <3

    • Reply
      Victoria Emi
      29/03/2016 at 10:59

      Obrigada você! Espero que seu quarto fique lindo :)

  • Reply
    Carol Justo
    28/03/2016 at 13:52

    Adorei o post, antes eu era muito Taciele Alcolea, queria tudo colorido, agora eu sei que não é assim que as coisas funcionam e que eu tenho que pensar melhor antes de simplesmente me atirar de cabeça, eu amei essa decoração, ela é tão clean e ao mesmo tempo dá pra deixar tão alegre, eu penso em misturar o escandinavo com cores como rosa, dourado e amarelo, acho que vai ficar super lindo! <3 Uma mistura de apê da Ray com a casa da Taci ashushud
    <3

    http://www.pinkisnotrose.com/

    • Reply
      Victoria Emi
      28/03/2016 at 14:33

      Dá para misturar com certeza! É legal dar o toque pessoal sempre, porque se não der não parece nossa casa né haha
      Obrigada :)

    Deixe um comentário